O festival se organiza em fases. A FASE A dos gêneros Clássico e Contemporâneo
que acontece de 06 a 09 de outubro, a FASE B será dos gêneros Danças Urbanas,
Populares, (Populares inclui folclore, à caráter, étnicas e dança de salão),
Sapateado e Jazz e acontece de 09 a 12 de outubro.
No dia 13 de outubro será realizada a Gala de Encerramento que apresentará os
premiados de 2018.
Tem duas opções de competição, o CONCURSO ABERTO e o CONCURSO SELETIVO. Cada um
tem especificações diferentes sobre categorias e sub-gêneros, descritos nas
tabelas correspondentes.
A participação no CONCURSO SELETIVO, se dará por meio de processo de seleção
prévio através de envio de vídeo para aprovação.
O resultado da seleção determinará as vagas remanescentes para as inscrições no
concurso aberto.
·
INFANTIL
7 a 10 anos
·
JUNIOR 1
11 a 13 anos
·
JUNIOR 2
14 a 16 anos
·
SENIOR 17 anos e mais
·
JUNIOR 1
11 a 13 anos
·
JUNIOR 2
14 a 16 anos
·
SENIOR 17 anos e mais
·
Na categoria INFANTIL, não há tolerância de participantes com idade superior à
da categoria JUNIOR 1.
·
Na categoria JUNIOR 1, não há tolerância de participantes com idade superior à
da categoria JUNIOR 2
·
Em todas as categorias é tolerado somente 30% de participantes com idade
superior de acordo com os itens 1.1.1. e 1.1.2. No caso de pas de deux de
repertório do ballet clássico, será considerada a média da idade dos
participantes.
·
ATENÇÃO: E escola ou grupo que não cumprir com este item será desclassificada/o.
·
Um mesmo bailarino poderá participar em diferente categoria à sua, respeitando
as definições do regulamento (1.1 Tolerância de Idades)
·
Um mesmo bailarino poderá participar em mais de um grupo contanto que seja em
diferentes gêneros.
·
Não serão admitidas duplicidade de inscrições de solos dentro de um mesmo
gênero, mesmo sendo em diferentes categorias.
·
No caso do sub-gênero Grupo, será admitida duplicidade de inscrição dentro de um
mesmo gênero/sub-gênero/categoria, contanto que o elenco seja diferente,
permitida a repetição de no máximo 25% de integrantes.
·
Os interessados poderão participar como bailarina/o, diretor e/ou coreógrafo,
apoio técnico ou acompanhante. (Mais detalhes no item 6 do regulamento).
·
Após envio da inscrição, não serão permitidas alterações de elenco em
coreografias de Solos, Duos, Trios, Variações e Pas de Deux. No caso de grupo,
as alterações devem ser comunicadas à coordenação e não poderão exceder 30% do
elenco.
·
SOLO
·
DUO
·
TRIO
·
GRUPO (4 pessoas ou mais)
·
SOLO
·
DUO
·
TRIO
·
GRUPO (4 pessoas ou mais)
NOTA:
É de responsabilidade dos participantes respeitar e/ou arcar com qualquer
despesa de direitos de autor independente do gênero.
·
O ballet clássico de repertório tem que ser apresentado na ponta, obrigatoriamente nas categorias a partir de Junior 2 caso contrário a coreografia será desclassificada. Na categoria Infantil e Junior 1, poderá ser apresentado na meia ponta.
·
Somente poderão ser apresentadas coreografias das obras discriminadas na lista
abaixo:
Le Corsaire (Música: Adam,Drigo/Coreografia: Petipa)
Variação: Lankendem e Gulnara (mercador e escrava)
Variação: Odalisca -Três variações
Variação: Medora e Gulnara Variação: Conrad (II ato)
Variação: Ali (II ato)
Ballet O Talisman (Música: Drigo,Pugni/Coreografia: Petipa)
Harlequinade (Música: Drigo/Coreografia: Petipa)
Despertar de Flora (Música: Drigo/Coreografia: Petipa)
Todas as variações
The Fairy Doll (Música: Bayer/Coreografia: Hassreiter)
Variação: Fada Boneca
Coppelia (Música: Delibes/Coreografia: St. Leon, Petipa)
Variações: Swanilda e Franz
Ballet Esmeralda (Música: Pugni/Coreografia: Vaganova)
Variações: Diana & Acteon
Ballet Don Quixote (Música: Minkus/Coreografia: Petipa)
Variações: Kitri – Entrada, Valsa (I ato), Galop (I e III ato)
Variação: Dulcinea (II ato)
Variação: Basílio - variação I ato e III ato
Variação: Rainha das Dríades
Variação: Cupido
Ballet Flower Festival de Genzano (Música: Helsted/Coreografia: Bournonville)
Ballet Giselle (Música: Adam/Coreografia: Perrot, Coralli, Petipa)
Variação: Giselle (I ato)
Variação: Albrecht (II ato)
Variação: Peasant (I ato)
Grand Pas Classique (Música: Auber/Coreografia: Gsovsky)
La Bayadère (Música: Minkus/Coreografia: Petipa)
Variação: Gamzatti (terceira cena do I ato)
Variação: Sombras - três variações (II ato)
Variação: Nikia (II ato)
Variação: Ídolo de Bronze
Variação: Solor (terceira cena do I ato)
Esmeralda (Música: Pugni/Coreografia: Petipa)
La Fille Mal Gardée (Música: Hertel/Coreografia: Petipa, Gorsky)
La Sylphide (Música: Lovenskjold/Coreografia: Bournonville)
Napoli (Música: Paulli/Coreografia: Bournonville)
Paquita (Música: Minkus/Coreografia: Petipa)
Todas as variações
Pas De Quatre (Música: Pugni/Coreografia: Perrot, Dolin)
As quatro variações
Raymonda (Música: Glazunov/Coreografia: Petipa)
Todas as variações
Satanella /Carnaval de Veneza (Música: Pugni/Coreografia: Petipa)
Lago dos Cisnes (Música: Tchaikovsky/Coreografia: Petipa, Ivanov)
Variação: As três variacões do Pas de Trois
Variação: Odette (II ato)
Variação: Bobo da Corte (III ato – variação masculina para as categorias Júnior
e Sênior) Variação: Cisne Negro - Odile e Ziegfried
Chamas de Paris (Música: Asafiev/Coreografia: Vainonen)
O Quebra Nozes (Música: Tchaikovsky/Coreografia: Vainonen, Petipa, Lev Ivanov)
Bela Adormecida (Música: Tchaikovsky/Coreografia: Petipa)
Variação: Fadas (prólogo)
Variação: Aurora (I, II e III atos)
Desiree (II e III Atos)
Pássaro Azul e Florine
Filha do Faraó, variações e pas de deux somente. (Música: Pugni/Coreografia:
Petipa)
The Little Humpbacked Horse (Oceano e as Pérolas) (Música: Pugni/Coreografia:
Versões de Gorsky/Petipa do original de Arthur St. Leon)
Cisne Negro (Música: Tchaikovisky/Coreografia: Petipa)
Pas d' Esclave (Música: Adam, Drigo/Coreografia: Petipa)
Esmeralda (Música: Pugni/Coreografia: Petipa)
Talisman (Música: Drigo, Pugni/Coreografia: Petipa)
Don Quixote (Música: Minkus/Coreografia: Petipa)
Flower Festival de Genzano (Música: Helsted/Coreografia: Bournonville)
Giselle (Música:Adam/Coreografia: Perrot, Coralli)
Pássaro Azul (Música: Tchaikovisky/Coreografia: Petipa)
Satanella/Carnaval de Veneza (Música: Pugni/Coreografia: Petipa)
Peasant Pas de Deux (Música: Adam/Coreografia: Perrot, Coralli)
Chamas de Paris (Música: Asafiev/Coreografia: Vainonen)
La Sylphide (Música: Lovenskjold/Coreografia: Bournonville)
O Corsário (Música: Adam, Drigo/Coreografia: Petipa)
Harlequinade (Música: Drigo/Coreografia: Petipa)
Bela Adormecida (Música: Tchaikovisky/Coreografia: Petipa, Sergeev)
O Quebra Nozes (Música: Tchaikovisky/Coreografia: Petipa, Lev Ivanov, Vainonen)
La Fille Mal Gardée (Música: Hertel/Coreografia: Nijinska, Romanoff)
Coppelia (Música:Delibes / Coreografia: Saint Leon/Petipa)
OBSERVAÇÃO:
No caso de obra que não conste nesta lista, poderá ser encaminhada consulta à
coordenação artística que poderá ou não, autorizar a inscrição da mesma.
Os participantes poderão escolher livremente dentre os ballets de repertório,
sendo responsabilidade deles respeitar e arcar com qualquer despesa de direitos
de autor. Deverão no entanto se restringir e respeitar nessa escolha, o tempo
máximo de 12 minutos.
Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos)
utilizando técnica do balé clássico, com ou sem uso de pontas, que possa ou não
apresentar influências ou fusões com outros gêneros.
Coreografias autorais (criados pelas escolas, professores e seus coreógrafos)
que adotem os conceitos da pós-modernidade e trabalhando com pesquisa de
movimentos, incluíndo a Dança-Teatro. Podem ser inscritos neste gênero,
trabalhos autorais de Dança Moderna (exemplos: Graham, Cunningham, Limón).
Coreografias autorais (criados pelas escolas, professores e seus coreógrafos)
que sigam as diferentes linhas e estilos do gênero como hip hop, free style,
popping, locking, break e outros.
Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) das Danças de Salão, Tango, Samba, Bolero, Forró, Flamenco, Danças Étnicas, Danças Folclóricas e sapateio folclórico. Inclui também Danças à Caráter que não pertençam aos Balés de Repertório do Ballet Clássico.
Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) de
todos os sapateados (exemplos: americano, irlandês, tap brasileiro) exceto dos
incluídos nas Danças Populares. Para este gênero será colocada placa de madeira
sobre o linóleo e microfones. Todas as apresentações de sapateado serão
programadas sobre madeira e num único dia.
Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) de
todas as linhas do gênero (exemplos: lyrical, modern, broadway, etc).
Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos)
que não se enquadrem nos outros gêneros por apresentar fusões de técnicas.
IMPORTANTE
DIREITOS AUTORAIS:
EM TODAS AS CATEGORIAS E GÊNEROS, É DE RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES
COMPROVAR DIREITOS DE AUTOR E ARCAR COM AS DESPESAS GERADAS PELA UTILIZAÇÃO DE
TRABALHOS COM DIREITOS DE AUTOR. O INSCRITO É O ÚNICO RESPONSÁVEL LEGAL PELA
LIBERAÇÃO DE DIREITOS DO TRABALHO COREOGRÁFICO INSCRITO. NÃO SERÃO ACEITOS
TRABALHOS DAS GRANDES COMPANHIAS TAIS COMO DOS COREÓGRAFOS BALANCHINE, FOKINE,
KYLLIAN, FORSYTHE, ou DE OUTROS CORÉOGRAFOS DO FINAL DO SÉCULO PASSADO OU DESTE
SÉCULO QUE DETÉM O DIREITO DE REMONTAGEM DE SUAS OBRAS.
|
SOLOS
|
DUOS/TRIOS
|
GRUPOS
|
INFANTIL |
2' |
2'
|
2' 30" |
JUNIOR 1
|
2'
|
2'
|
3'
|
JUNIOR 2
|
3'
|
3'
|
3'
|
SENIOR
|
3'
|
3'
|
4'
|
|
SOLOS
|
DUOS/TRIOS
|
GRUPOS
|
JUNIOR 1
|
2'
|
2'
|
3'
|
JUNIOR 2
|
3'
|
3'
|
4'
|
SENIOR
|
3'
|
3'
|
5'
|
NOTA:
1.
Tanto no concurso aberto quanto no concurso seletivo, os tempos das coreografias
de ballet clássico de repertório será o da obra original. Entretanto, para as
coreografias de grupo (corpo de baile) o limite de tempo é de 12 minutos com
tolerância de 10 segundos.
2.
Os tempos constantes nas tabelas é o tempo máximo que pode ser utilizado com uma
tolerância máxima de 10 segundos.
3.
O tempo mínimo é de 1 minuto 30 segundos.
4.
As coreografias que ultrapassarem os limites estabelecidos serão
desclassificadas.
5.
O tempo das coreografias será cronometrado também no ensaio de palco prévio às
apresentações.
6.
O tempo de coreografia na ficha de inscrição tem que ser o da coreografia/música
e não o tempo máximo da categoria, sob pena de desclassificação durante os
ensaios.
Concurso Seletivo:
·
1º LUGAR - maior média igual ou superior a 9,0
·
2º LUGAR - média imediatamente inferior ao 1º lugar, igual ou superior a 8,0
·
3º LUGAR - média imediatamente inferior ao 2º lugar, igual ou superior a 7,0
Concurso Aberto:
·
1º LUGAR - maior média igual ou superior a 9,0
·
2º LUGAR - média imediatamente inferior ao 1º lugar, igual ou superior a 8,0
·
3º LUGAR - média imediatamente inferior ao 2º lugar, igual ou superior a 7,0
As classificações são independentes para o Concurso Aberto e o Concurso Seletivo
Os grupos ou escolas premiadas receberão troféu ou medalha e cada integrante da
coreografia receberá um certificado que poderá ser retirado na coordenadoria do
evento no dia posterior das premiações, pelo responsável do grupo/escola.
As premiações especiais serão definidas pelo corpo de jurados e poderão ser
outorgadas ou não à critério dos mesmos. As premiações especiais são por fase.
Exemplos:
·
BAILARINA/BAILARINO REVELAÇÃO OU DESTAQUE
·
MELHOR COREÓGRAFO
·
COREÓGRAFO REVELAÇÃO
·
CRIATIVIDADE
·
FIGURINO, etc
Somente os participantes no CONCURSO SELETIVO concorrem aos prêmios em dinheiro
que serão escolhidos dentre as cinco médias mais altas para:
·
MELHOR BAILARINO R$ 500,00 fase A; R$ 500,00 fase B
·
MELHOR BAILARINA R$ 500,00 fase A; R$ 500,00 fase B
·
MELHOR COREOGRAFIA R$ 800,00 fase A; R$ 800,00 fase B
·
MELHOR GRUPO R$ 1.000,00 fase A; R$ 1.000,00 fase B
No caso de empate, o desempate será definido pelo corpo de jurados em votação
por maioria simples.
A Gala de Encerramento do Bento em Dança no dia 13 de outubro será composta por
trabalhos premiados.
Os resultados e classificações serão divulgados ao encerrar cada noite de
competição com tanto que as competições de uma mesma categoria tenham encerrado.
A premiação em dinheiro e os prêmios especiais, serão divulgados na última noite
de competição de cada fase.
·
A seleção para o CONCURSO SELETIVO será feita através de vídeos encaminhados
online através de link do YouTube, Vimeo ou outro que o participante
disponibilizará na ficha de inscrição.
·
As inscrições para o encaminhamento de vídeo para o processo seletivo iniciam:
01 de junho de 2018 e encerram: 10 de julho de 2018.
·
Será realizada por profissionais que comporão a banca de jurados ou por outros
de igual relevância nas suas áreas.
·
Cada grupo/escola poderá inscrever até 25 coreografias para seleção.
·
O vídeo apresentado deve ser da coreografia que será apresentada na competição.
A qualidade do mesmo é de exclusiva responsabilidade do grupo e plausível de
desclassificação do processo seletivo caso os avaliadores considerem que não
apresente qualidade para análise do trabalho.
·
Não serão analisados trabalhos encaminhados fora do prazo estabelecido.
·
Após envio da inscrição, não serão permitidas alterações de elenco em
coreografias de Solos, Duos, Trios, Variações e Pas de Deux. No caso de grupo,
as alterações devem ser comunicadas à coordenação e não poderão exceder 30% do
elenco.
·
A relação dos grupos e coreografias selecionadas será divulgada através do site
do Bento em Dança e sua página no Facebook até dia 20 de Julho de 2018. Não
serão informados resultados por telefone ou e-mail.
·
As coreografias selecionadas terão um prazo de 15 dias para confirmar sua
inscrição no festival. A confirmação se dará através da inscrição da equipe
técnica e do envio de comprovante de pagamento das taxas de participação, para o
e-mail: b-emdanca@italnet.com.br,
devidamente identificado.
·
As inscrições serão feitas unicamente online. Para tanto, será disponibilizado
link de acesso aos formulários de cadastro do grupo/escola e o de inscrição da
coreografia, no site do evento.
·
Serão permitidas um máximo de 25 coreografias por grupo/escola no Concurso
Aberto.
·
As inscrições para o CONCURSO ABERTO abrem dia 20 de julho de 2018. As
inscrições para o CONCURSO ABERTO encerram dia 10 de setembro de 2018 ou quando
o número máximo de coreografias por categoria, gênero e sub-gênero for esgotado.
·
Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado.
·
Lembramos que a falsificação de documentos é crime previsto no Código Penal
Brasileiro.
·
Finalizado o processo de preenchimento dos formulários o grupo deverá efetuar
depósito bancário na conta da Associação Cultural Bento em Dança: Banco do
Brasil - Agência 0181-3 Conta 61944-2 CNPJ: 10.901.316/0001-08 e encaminhar
comprovante por e-mail para o endereço:
b-emdanca@italnet.com.br.
·
Os grupos do exterior devem entrar em contato com o mesmo e-mail para receber
orientações sobre a forma de pagamento.
·
A inscrição somente será considerada concretizada após depósito do valor total
na conta da Associação Cultural Bento em Dança.
·
Bailarinas/os
·
Equipe de apoio:
1.
Diretor (somente 1): é o responsável pelo grupo, o único que pode fazer qualquer
tipo de alteração. Deve ser maior de idade e estar presente em todas as
instâncias da competição. Em caso de força maior deverá apontar um substituto
dentre a equipe de Apoio Técnico já inscrito.
2.
Apoio Técnico (até 5): diretor, coreógrafo, cenotécnico, ensaiador, isto é,
qualquer participante que tenha a função de dar suporte ao grupo nas suas
apresentações. Deverá estar presente nos ensaios de palco e na apresentação.
3.
Acompanhante: não faz parte da equipe técnica pelo qual não pode estar presente
no backstage nem camarim, ensaios de palco ou House Mix (cabine de controle de
som e luz).
4.
A organização disponibilizará para as escolas, até quatro credenciais para
acesso ao camarim de acordo com o número de bailarinos nos elencos infantil,
júnior 1 e júnior 2. Estas credencias poderão ser utilizadas por acompanhantes
inscritos que possam colaborar com o processo de preparação dos bailarinos no
camarim.
SUB-GÊNERO
|
VALOR POR PARTICIPANTE E POR COREOGRAFIA EM REAIS
|
SOLO |
80,00 |
DUO/TRIO |
60,00 |
GRUPO |
40,00 |
PARTICIPANTE
|
VALOR POR PARTICIPANTE EM REAIS
|
DIRETOR |
ISENTO |
APOIO TÉCNICO |
40,00 |
ACOMPANHANTE |
50,00 |
Para cada coreografia inscrita deverá ser acrescido o valor de R$ 10,00 para a liberação da música junto ao ECAD.
·
Os ensaios serão realizados no palco do Bento em Dança no dia da apresentação
das coreografias
·
A ordem e horários para os mesmos será definida pela coordenação do evento e não
poderá ser alterada.
·
Para poder acessar aos ensaios, os participantes devem apresentar credencial e
documento com foto como RG ou CNH (Após o credenciamento, poderá portar cópia
colorida).
·
Solos, Duos e trios: o tempo da coreografia mais 1 minuto
·
Grupos: o tempo da coreografia mais 2 minutos
·
Os ensaios serão cronometrados, qualquer irregularidade nos tempos das
coreografias pode causar desclassificação.
·
Todos os cenários e elementos cênicos devem ser declarados na ficha de inscrição
e serão aceitos após análise da coordenação do Bento em Dança;
·
Os grupos poderão utilizar somente aqueles elementos cênicos que consigam
movimentar por conta própria. Para tanto, deverão contar com rodas e travas,
alças e outros meios que facilitem seu deslocamento, acabamento que não
danifique o palco e peso adequado para que seja carregado pelos próprios
participantes.
·
Estes elementos serão testados durante o ensaio e o festival se reserva o
direito de vedar seu uso.
·
Os cenários e elementos cênicos que não sejam testados durante os ensaios, não
poderão ser usados na apresentação.
·
O Mapa de luz será o mesmo para todos os competidores. Terá afinação única e não
poderão ser adicionados equipamentos.
·
Técnicos estarão presentes nos ensaios de palco para orientar os grupos na
utilização do equipamento disponível.
·
Para o gênero sapateado, o festival colocará microfones sob o palco para fazer a
captação do som, e a coreografia será executada sobre placa de madeira sobre o
linóleo. O palco com madeira estará disponível somente durante um único dia.
·
Técnicos estarão presentes nos ensaios de palco para orientar os grupos.
·
Os participantes deverão trazer as músicas para a competição em pendrive. As
músicas serão copiadas para sua execução nas apresentações, durante os ensaios
de palco e já inseridas na ordem da programação da noite que não poderá ser
alterada. Formatos MP3 e Wav
·
Cada música deverá estar identificada 1º com o nome do grupo, 2º com o nome da
coreografia
·
Não serão permitidas outras mídias.
·
Tamanho de palco: 21 x 13 em área total, sendo 13x9 em área útil para
apresentação, com pé direito de 5 metros.
·
Número de pernas: 04 por lado
·
Rampa de acesso de cenografia: 1 de 8 metros para acessibilidade dentro dos
padrões com corrimão
·
Tamanho da coxia: 2,20 x 5,00
·
Para o gênero Sapateado, será colocada placa de madeira sobre o palco durante um
único dia.
·
A ordem das apresentações será definida pela coordenação do Bento em Dança e
publicada com antecipação no site do evento assim como na página do Facebook.
·
É de responsabilidade do Diretor solicitar qualquer alteração permitida no
regulamento, até 10 (dez) dias antes do evento, após este prazo não poderá mais
ser alterada.
·
O acesso ao camarim do backstage se dará na ordem das apresentações e os
participantes poderão acessar somente mediante apresentação de credencial e
documento ou cópia colorida com foto, RG ou CNH, passaporte, etc. Não serão
feitas exceções.
·
Os grupos devem estar no local do festival, uma hora antes do horário previsto
para sua apresentação, registrando sua chegada junto aos encarregados da
logística do evento.
·
As coreografias serão cronometradas durante a apresentação.
·
Será desclassificado o grupo que introduzir elementos cênicos não aprovados
previamente no ensaio de palco e descritos na inscrição.
·
Está terminantemente proibido o uso de água, purpurina, fogo ou qualquer tipo de
material que possa sujar o palco prejudicando a próxima apresentação sob pena de
desclassificação.
·
As oficinas são divididas por fases com duração de 3 (três) aulas de 1mso.h30.
·
Os interessados que não estiverem competindo também poderão participar das
oficinas mediante inscrição e pagamento da taxa.
·
As inscrições devem ser realizadas diretamente no balcão de recepção do evento.
COMPETIDORES
|
Valor individual |
OFICINAS FASE A |
R$ 80,00 |
OFICINAS FASE B |
R$ 80,00 |
PASSAPORTE |
R$ 150,00 |
NÃO COMPETIDORES
|
Valor individual |
OFICINAS FASE A |
R$ 100,00 |
OFICINAS FASE B |
R$ 100,00 |
PASSAPORTE |
R$ 190,00 |
Ao se inscrever no festival, os participantes liberam as imagens que poderão ser
utilizadas a critério da organização na divulgação e promoção do evento, sem
nenhum ônus para o festival Bento em Dança.
·
Ao registrar sua chegada ao evento, os participantes deverão entregar uma foto
3x4 para ser afixada na credencial.
·
A credencial do Bento em Dança é de uso obrigatório para acesso a todas as
instâncias do evento. Deverá estar sempre acompanhada de documento ou cópia
colorida com foto como o RG, CNH ou Passaporte.
·
Credenciamento será feito uma única vez por escola/grupo, devendo o Diretor
estar com toda a documentação e fotos dos participantes em mãos. No ato, serão
entregues todas as credenciais do grupo ao diretor, que poderá administrar sua
entrega aos participantes como for conveniente.
·
Local do evento: Parque de Eventos da Fenavinho – Alameda Fenavinho, 481
Pavilhão E – Bento Gonçalves - RS
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação do festival
Bento em Dança.